quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Fractais II

E aqui estão mais alguns fractais fascinantes...






Fractal Zoom Mandelbrot Corner

Este filme representa vários fractais mas nenhum deles está separado do outro... ou seja dentro de um fractal podes ter milhares de milhões de fractais mas vê é interessante...




quarta-feira, 29 de setembro de 2010

algumas imagens de fractais

Poderás ficar espantado mas... esta imagem que vês aqui em baixo.





Após 5 reduções tornou-se nisto... Ou melhor, vamos por passos para que possas compreender...
Nº1



Nº2: Isto é giro não é?






Nº3



Nº4



Nº5 e agora achas a matemática assim tão seca...



Bem aqui tens um fractal que se chama o triângulo de Sierpinski.

Mas há outros...

Em 3d


Em plano


E como não podia deixar de ser também na natureza


Tais como o bróculo...


Os cristais de gelo...



O interior das conchas dos caracóis...

 

Até os nossos vasos sanguíneos dos pulmões e rins são fractais imagina lá tu...

Bem agora que sabes isto tudo acerca dos fractais com certeza que não achas a matemática uma ciência tão horrível... Pois não?





Não sabes o que é um fractal mas gostavas de saber então vieste ao sítio indicado...





geometria fractal é o ramo da matemática que estuda as propriedades e comportamento dos fractais. Descreve muitas situações que não podem ser explicadas facilmente pela geometria clássica, e foram aplicadas em ciênciatecnologia e arte gerada por computador. As raízes conceituais dos fractais remontam a tentativas de medir o tamanho de objetos para os quais as definições tradicionais baseadas na geometria euclidiana falham.






Um fractal (anteriormente conhecido como curva monstro) é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente autossimilares e independem de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo.
O termo foi criado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês nascido na Polónia, que descobriu a geometria fractal na década de 1970 do século XX, a partir do adjetivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar.

Resumindo e concluindo um fractal é uma figura que é constituído por figurinhas mais pequenas que são idênticas umas às outras mas em escalas diferentes tal como podes ver nesta figura

Ficheiro:Von Koch curve.gif